Viagem para Espanha nas férias de Julho

As férias de julho não são tão valorizadas quanto merecem. Afinal, aqui no Brasil é inverno e os passeios se tornam mais introspectivos, o que raramente inclui um envolvimento com a natureza.
Que tal mudar o roteiro e partir para uma viagem para Espanha nas próximas férias de julho? Basta ter um passaporte dentro da validade em mãos e muita disposição para aproveitar um dos mais belos e calorosos países do mundo.

Viagem para Espanha, desbravando o país

A Espanha é um país que reúne profunda diversidade cultural, uma imersão pela história da humanidade e experiências típicas de cidades cosmopolitas efervescentes. É o país dos sabores, das cores e das paixões, que valoriza suas tradições mas que não tem medo de se reinventar.

Neste período do ano é verão na Europa, o que facilita o acesso a todas as regiões. Além disso, o povo é bastante hospitaleiro e festivo, e se reúne com pessoas de todos os cantos do mundo para aproveitar os eventos especiais da estação, as aventuras turísticas e a típica gastronomia espanhola.

Separamos algumas boas dicas para incentivá-lo a fazer as malas agora mesmo e embarcar para uma viagem verdadeiramente inesquecível!

A magnitude de Madrid

O ponto de partida da viagem para Espanha pode ser a capital Madrid, que faz uma boa síntese do que é o país como um todo, já que mantém suas tradições culturais e arquitetônicas de forma aliada à agitação e ao dinamismo, o que a torna uma das maiores cidades do planeta.

As avenidas e praças são largas para incentivar o passeio, o que vale muito a pena já que a cidade possui uma arquitetura singular. Além das construções antigas que não deixam a história ser esquecida, existem também construções muito modernas e vibrantes, as quais são, em sua maioria, de altura média para baixa.

Ruas floridas, fontes, praças e parques formam o cenário de uma bela cidade que valoriza sua cultura e diversão.

Viagem para Espanha - Madrid
Um país tombado pela história

A arquitetura espanhola é única. Prédios e monumentos imponentes e muito bem conservados fizeram da Espanha o terceiro lugar em número de patrimônios da humanidade tombados pela Unesco. Ao todo, são 44 divididos entre cidades, sítios arqueológicos, construções e parques.

Dentre eles estão a cidade amuralhada de Ávila, que mantém os mesmos traços da época medieval; o Centro Histórico de Córdova, que possui uma arquitetura muito semelhante as da Turquia e Damasco pela presença dos mouros e das mais de 300 mesquitas; a cidade histórica de Toledo, que foi construída pelos romanos e a primeira capital espanhola; o Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe, que é um santuário da Virgem de Guadalupe e foi fundado no século XIII.

Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe
Caminho de Santiago de Compostela

Retratado nas páginas da literatura, o Caminho de Santiago faz parte de uma peregrinação religiosa que existe desde a idade média. Seu percurso é iniciado na fronteira com a França e vai até a Catedral de Santiago de Compostela, onde o apóstolo está enterrado.Santiago de Compostela - Viagem para Espanha

O trajeto se tornou um itinerário espiritual, onde pessoas de todos os credos e não apenas católicos vão em busca do contato com a natureza, das próprias superações pessoais e de momentos de reflexão.

catedral-de-santiago - viagem para espanha
A pintura mais antiga do mundo

História é o que não falta em terras espanholas e a pintura rupestre mais antiga do mundo está localizada na região da Cantábria, com mais de 40.800 anos. Como a visita é feita por sorteio para manter a qualidade de sua preservação, o Museu de Altamira expõe uma reprodução fiel da caverna.

Gastronomia espanhola

A Espanha gosta de números superlativos: o país tem a maior quantidade de bares da Europa, com 700.000 unidades; o melhor restaurante do mundo, o Celler de Can Roca, em Girona; e também o restaurante mais antigo, o Casa Botín, em Madri.

Grande parte da inspiração culinária espanhola vem do mediterrâneo, como a sua iguaria mais famosa, a Paella, mas não faltam influências da Galiza, Astúrias, Cantábria, País Basco, Andaluzia, Navarra, Aragão, Baleares, Canárias, e Castela e Leão.

Faz parte da sua cultura gastronômica o uso do azeite em praticamente todos os pratos, o consumo maciço de saladas e de frutos do mar, o hábito de beber vinho em todas as refeições, o pão como acompanhamento e a utilização de muitos temperos fortes em pratos como o gazpacho, pisto, pulpo a galega, tortilla de patata e turrón.

Restaurante Botín - Madrid

Foto: Restaurante Botín (Considerado o mais antigo do mundo, segundo o Guinness Book)

Praias

A Espanha possui 5 mil km de costa com muitas praias sensacionais. A mais famosa delas fica em Ibiza, unindo beleza e sofisticação e atraindo os mais ricos e famosos do mundo para usufruir de suas águas.

As praias da Ilha de Maiorca também são muito conhecidas e paradisíacas, como a de Es Cargols. Areias brancas, mar azul, muita vegetação e nenhuma construção são as principais marcas do local.

Outros locais como Formentera, Galícia, Andaluzia, Pais Basco e Catalunha também possuem praias formidáveis. Curiosamente, na Espanha as pessoas podem pegar sol nuas ou fazendo topless, principalmente nas praias mais badaladas e com maior diversidade cultural.

Ibiza

Gostou das dicas? Agora só falta arrumar as malas para uma incrível viagem para Espanha!

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

cinco × dois =