Edifício Salvador Pastore: um relógio, um ícone através dos tempos

Relógio do edifício Salvador Pastore

O nome do edifício e o relógio são uma homenagem a Salvador Pastore, importante relojoeiro da cidade na época. Foto: Site São Paulo Antiga.

São Paulo tem vários prédios icônicos, seja pelas formas diferenciadas, seja pelas histórias que eles contam. Na Alameda Itu, no bairro dos Jardins, na altura do 1043 fica uma dessas construções emblemáticas. O Edifício Salvador Pastore, construído na década de 50, destaca-se pelo grande relógio analógico sobre uma estrutura de design bastante peculiar, um barco e, sobre ele uma ampulheta. O nome do edifício e o relógio são uma homenagem a Salvador Pastore, importante relojoeiro da cidade na época. O relógio não funciona mais há tempos, mas o edifício continua chamando a atenção. Temos aqui o depoimento de Ester Krivkin, que morou no Pastore por 18 anos e está de mudança de país, e compartilha um pouco da sua memória afetiva sobre o prédio:

Há 18 anos, quando mudamos para o Salvador Pastore, procurar uma casa para morar era algo bem mais complicado do que é hoje. Você tinha que visitar dezenas de imóveis, pois não havia fotos para ajudar. Os corretores não entendiam exatamente o que você queria. Não havia especialistas em bairros, em imóveis vintage. Vintage? O que era isso? Nós queríamos um apartamento vintage, algo que tivesse bastante luz e, de preferência, com varandas, pois eu adoro plantinhas.

E assim, um dia, a nossa corretora me ligou e pediu para encontrá-la na Alameda Itú. Na época eu andava muito a pé e morávamos relativamente perto. Lá fui eu descer a Padre João Manoel em direção ao endereço, quando avisto um relógio analógico lindo. Vou entrando na Itú e vejo aquele prédio antigo de pastilhinhas e varandas onduladas e pensei: “Adoraria morar aí”. Qual não foi a minha surpresa aquele dia, quando percebi que ela acertou e era justamente o que iríamos visitar.

O Salvador pastore encanta pelo pé direito alto, pelos ambientes muito maiores que a média atual. Nossa suíte é enorme. Conseguimos ter mais ambientes que muitas casas, pelo tamanho dos quartos e por termos varandas. A varanda da sala é um privilégio a parte. Normalmente varandas de edifícios ventam muito, por isso as pessoas fecham vidros. Como o edifício tem essa característica da onda, a varanda fica protegida e acaba se tornando um local delicioso para um café da manhã no jardim, um jantar romântico e o local preferido das visitas. As varandas e o sol de todos os lados são um achado nos Jardins. Não temos nenhum vizinho que dá de cara com o nosso apartamento, isso é muito raro no bairro. Para melhorar ainda mais nosso conforto, colocamos janelas anti-ruídos em todo o apartamento e um belo ar-condicionado na suíte. Assim, o barulho e o calor da cidade não nos incomodam.

Vamos mudar de país e estamos buscando uma casa com as mesmas características, pois realmente temos paixão pela nossa casa.

 

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

9 + 4 =