10 prédios antigos e cobiçados no Jardins

Quando o assunto é estilo e requinte na arquitetura, os prédios antigos possuem o seu charme e valor, conseguindo aliar beleza e conforto em moradia. E falando nisso, em São Paulo, no bairro Jardins, vale a pena conhecer alguns prédios que são excelentes alternativas para você.

Os apartamentos no Jardins contam com um ótimo estado de conservação, tudo isso em prédios dotados de um visual retrô que os deixa ainda mais bonitos.

Por isso, conheça então aqui dez prédios antigos no bairro Jardins. Todos eles esbanjando charme e beleza.

Os 10 prédios antigos e cobiçados no Jardins

1. Edifício Salvador Pastore – Alameda Itu, 1043

Sendo o primeiro prédio construído no bairro, ele conta com um visual muito bonito, trazendo um relógio sobre uma ampulheta e um barco. Esse design arrojado do prédio é uma homenagem a Salvador Pastore, que foi um conhecido relojoeiro da cidade, como já falamos aqui em outro post. Devido ao seu visual diferenciado, esse é um dos prédios mais icônicos nos Jardins, contando ainda com apartamentos dotados de cômodos espaçosos e confortáveis.

Ed. Salvador Pastore - Prédios antigos no Jardins

2. Edifício Mathilde – Alameda Franca, 1074

Em deliciosa conversa com Fernanda, a neta de um dos primeiros moradores a habitar o prédio, ela relata que o edifício Mathilde foi o segundo prédio construído no bairro do Jardins. Não por acaso, possui um visual retrô que o deixa ainda mais interessante com pintura do artista Carybé na entrada. Ele é constituído por uma torre única e é um dos bons exemplos de que os prédios antigos também conseguem combinar beleza e bom gosto. Os apartamentos possuem janelões e pé direito alto conforme os edifícios da época.

Ed. Mathilde - Prédios antigos no Jardins

3. Edifício Saint Honoré – Avenida Paulista, 1195

Concebido pelo famoso arquiteto Artacho Jurado, esse é um dos prédios antigos que expressam bem algumas formas de construção apreciada por Jurado, com características “hollywoodianas”, longas sacadas e uma implantação em L, que o diferencia de outras construções no local.

Ed. Saint Honoré - Prédios antigos no Jardins

Fonte: Pinterest (http://pin.it/2NpDvDK)

4. Edifício Azul e Branco – Rua Oscar Freire, 416

Com o seu estilo retrô e charmoso, esse edifício se destaca na rua Oscar Freire pela sua tradição e pelas suas duas torres semelhantes, uma com detalhes na cor azul e a outra na cor branca. Além disso, ele conta com sacadas curvas, traços modernistas e grandes janelas.

Ed. Azul e Branco - Prédios antigos no Jardins

5. Edifício Adolpho Lutz – Rua Bela Cintra, 2047

Também adornado com grandes janelas, conta com uma torre única e o seu visual antigo, mas ao mesmo tempo belo e imponente, chama bastante a atenção.

Ed. Adolpho Lutz - Prédios antigos no Jardins

6. Edifício Paulicéia – Avenida Paulista, 960

Esse é um dos prédios mais icônicos da cidade de São Paulo, simbolizando a transição da construção de antigos casarões para modernos edifícios. Além desse valor histórico, é também um exemplo de bom gosto arquitetônico com as suas persianas de madeira envernizada e fachadas envidraçadas.

Ed. Paulicéia - Prédios antigos no Jardins

7. Edifício Guaimbé – Rua Haddock Lobo, 1447

Com assinatura dos arquitetos João Eduardo de Gennaro e Paulo Mendes da Rocha, o Edifício Guaimbé chama a atenção com seu estilo de arquitetura brutalista, ou seja, priorizando a funcionalidade da construção. É composto por uma torre única localizado na Rua Haddock Lobo.

Ed. Guaimbé - Prédios antigos no Jardins

8. Edifício Buritama – Praça Buritama, 48

O aspecto interessante desse prédio é a sua fachada coberta pela planta chamada de “unha de gato”. Essa vegetação cresce de forma ordenada, conferindo para o prédio um visual interessante, ao mesmo tempo que é ecologicamente sustentável e ameniza a temperatura interna.

Ed. Buritama - Prédios antigos no Jardins

9. Edifício Dona Flor – Rua José Maria Lisboa, 1055

Composto por torre única, o edifício Dona Flor se destaca entre os outros prédios da rua José Maria Lisboa pelo seu estilo retrô com janelões e bem arborizado.

Ed. Dona Flor - Prédios antigos

10. Edifício Angelina Santisi – Rua José Maria Lisboa, 463

Inspirado na arquitetura do famoso Artacho Jurado, o Angelina Santisi também segue a linha do modernismo com itens como: os pilares, os cobogós e as pastilhas coloridas.
Desde sua construção, o prédio pertence a própria família Santisi que dá o nome ao edifício.


ed. Angelina Santisi - Prédios antigosPara quem gosta de arquitetura e procura apartamentos no Jardins, agora pode escolher entre as charmosas opções de prédios que contamos aqui. Todas elas unindo o elegante estilo retrô com conforto e beleza. Confira o nosso portfólio de apartamentos no Jardins!

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

13 − dois =