Alameda Gabriel Monteiro da Silva

Um reduto de design e arquitetura no Jardins: A Alameda Gabriel Monteiro da Silva

A Alameda Gabriel Monteiro da Silva, localizada no bairro Jardim Paulistano, é um ponto bastante conhecido de São Paulo devido a uma característica muito peculiar: conta com várias lojas de design, lojas de móveis, galerias de arte e decoração.

Não por acaso a alameda é o local perfeito não apenas para quem quer adquirir algum produto na linha de decoração, mas também para arquitetos, designers e demais interessados no que há de mais interessante quando o assunto é decoração.

Um pouco da história da Al. Gabriel Monteiro da Silva

Antes de receber o nome de Gabriel Monteiro da Silva, essa rua recebia a denominação de Rua D. Hipólita, em uma homenagem a Hipólita Rosa, que era uma antiga proprietária dos terrenos que faziam parte daquele local. No entanto, no ano de 1948, a rua mudou de nome para homenagear o advogado Gabriel Monteiro da Silva.

Silva, nascido no ano de 1920, em Minas Gerais, foi ainda jovem para São Paulo. Nessa cidade, ele cursou direito, trabalhou em importantes veículos de comunicação da cidade (Diário Alemão e O Estado de São Paulo), bem como atuou como Escriturário da Secretaria da Fazenda.

Atuando também como membro do conselho da Ordem dos Advogados, Gabriel também foi convidado para assumir o cargo de Diretor Geral do Departamento das Municipalidades. O advogado atuou nessa função até o ano de 1945.

Já no ano seguinte, o então presidente da república, General Eurico Gaspar Dutra, convidou Gabriel para assumir o cargo de Secretário da Presidência da República.
Porém no mesmo ano Gabriel Monteiro da Silva veio a falecer em um acidente automobilístico.

Foi durante a segunda metade dos anos 70 que a rua recebeu as suas primeiras galerias de arte. Além disso, nesse período a rua recebeu também alguns escritórios, o que estimulou ali a instalação das suas primeiras lojas especializadas em decoração.

Hoje em dia, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva é referência em galerias de arte e lojas de móveis.

Ponto de referência para designers e decoradores

Quando o assunto é arquitetura, arte, design e artigos de decoração, o local ideal para encontrar as principais referências nesse tema é a Alameda Gabriel Monteiro da Silva.
Um desses locais é a loja Neobambu, que preocupada com as nossas florestas, utilizam madeira de reflorestamento, com procedência garantida na arquitetura e design de interiores.

Neobambu – Carvalho Europeu (Arquitetura Jakub Cigler Architekti)

Há também a Decameron, além de ser um escritório de design, é também um laboratório que produz seus próprios móveis com técnicas feitas a mão por artesãos, o que permite uma personalização maior para cada cliente.

Decameron – Al. Gabriel Monteiro da Silva

É possível encontrar também a loja Puntoluce, especializada em iluminação residencial, contendo assim uma linha variada e bastante criativa de luminárias, todas elas com design arrojado e estilos diferenciados.

Puntoluce: Luminária – Cage

Mais um exemplo de produtos únicos e sofisticados no mercado de design, é a marca Ornare, conhecida pela qualidade e bom gosto entre as lojas de design de interiores.

Ornare: Cozinha Wave Gourmet - Alameda Gabriel Monteiro da Silva

Ornare: Cozinha Wave Gourmet

Atualmente é possível afirmar que grandes marcas da arquitetura, do design e da decoração podem ser encontradas nas lojas que tornaram a Alameda Gabriel um importante ponto de referência no assunto.

Por isso essa charmosa rua situada no bairro Jardim Paulistano é de grande importância para designers, decoradores e pessoas de bom gosto.

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

vinte − oito =