masp

Masp, um museu à altura de São Paulo

A Arquitetura do Masp

Já reparou que o principal museu das grandes cidades do mundo é geralmente um casarão com um lindo jardim na frente? Se o Museu de Artes de São Paulo, o Masp, foge de todas as convenções nos dias de hoje, imagina naquele ano de 1947, quando foi fundado? O museu foi idealizado pelo empresário das comunicações Assis Chateaubriand e por Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. Foi sua mulher, Lina Bo Bardi, que projetou o museu, um dos símbolos da arquitetura paulistana.

O edifício sede do museu tem 11 mil m² dividios em cinco pavimentos e chama a atenção pelo emblemático vão livre, um espaço para a livre circulação de transeuntes que é ponto de encontro para os grandes acontecimentos da cidade. Aos domingos, o vão livre recebe também a tradicional feirinha de antiguidades.

Sobre as Obras

É inestimável o valor cultural desse museu cravado no coração da vibrante Avenida Paulista. Ele faz parte do “Clube dos 19”, do qual participam apenas os museus que possuem os acervos de arte européia mais representativos do século XIX. O D’Orsay (Parsis), o Metropolitan Museum (Nova York) e o Van Gogh Museum (Amsterdã). Obras de arte de grandes artistas do velho continente estão no seu acervo permanente como Claude Monet, Pablo Picasso, El Greco, Rodin e Delacroix. A arte latino-americana também está representada por nomes como Diego Rivera. Entre os artistas brasileiros encontramos Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

Além das exposições, o museu conta com uma biblioteca e centro de documentações e eventos. Vale a pena visitar e revisitar o Masp sempre que possível. Novas descobertas estão garantidas.

Confira a programação: http://masp.art.br

Endereço
Avenida Paulista, 1578

Telefone
(11) 3149 5959

Horários
Terça a domingo: 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30)
Quinta-feira: 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

O MASP abre normalmente em dias de feriado, com exceção do Natal (dias 24 e 25.12) e ano novo (31.12 e 1.1), dias em que permanece fechado, os demais dias o museu fica aberto normalmente. Qualquer alteração de horário é normalmente comunicada nas mídias sociais do museu.

 

 

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

quatro × dois =