DIY: Decoração com Pallet. Veja as dicas!

A decoração com pallet está conquistando cada vez mais pessoas, que desejam tornar sua casa mais moderna, bonita, prática e, de preferência, com pouco custo. Como é versátil, pode se transformar em mesas, camas, estantes, cadeiras e o que mais a imaginação permitir.

Os pallets são estrados de madeira, metal ou plástico resistente, que foram criados para auxiliar na movimentação de cargas e descargas de grandes estoques. A criatividade e a necessidade em usar materiais multiusos e econômicos modificaram sua função e o tornaram também em belos objetos decorativos.

O diferencial dos pallets

decoração com palletEncontrados em supermercados, armazéns e galpões, os pallets possuem grande resistência para produtos pesados e ajuda a organizar os estoques através da verticalização. Eles são usados como base para comportar os produtos e podem ser acessados diretamente, facilitando a retirada dos produtos.

Como a sustentabilidade é relevante na hora de reutilizar um material, em vez de serem descartados, os pallets podem ser reformados e virarem móveis incríveis, recriando ambientes não só modernos, mas também sofisticados.

O custo para se ter um móvel em pallets é mínimo e não é necessário entender de carpintaria e nem técnicas profundas de artesanato. Basta ter boas lixas, verniz, cera e tinta para fazer com que o pallet de um galpão se transforme num belo objeto decorativo. Muitos ficam disponíveis no final de feira, para descarte e podem ser pegos gratuitamente. Há empresas que comercializam a peça crua, com baixo custo. O importante é conferir a resistência da madeira.

Com eles, é possível fazer também revestimentos, nichos de quartos e até luminárias, é só deixar a imaginação extravasar. Só evite locais externos e cozinhas, já que a madeira exposta à umidade precisa de uma manutenção frequente e acaba se deteriorando com mais rapidez.

Sugestões de decoração com pallet

Os pallets podem se transformar numa bela cama, com direito a cabeceira e a manter o aspecto natural da madeira. Basta limpar e lixar bem os pallets, passar uma cera especial e apenas agrupá-los no chão para colocar por cima o colchão. O tamanho dependerá do espaço do cômodo e do colchão, assim como a altura, que pode ser mais baixa ou alta com pallets uns sobre os outros, de acordo com o gosto de quem usará a cama. Os vãos entre eles podem servir de porta revistas e livros para quem não dispensa uma leitura antes de dormir.

Uma mesinha de centro linda pode ser feita com pallets pintados e envernizados, onde são acrescidos de rodinhas nos quatro cantos para serem mais fáceis de movimentação e dar um charme especial.

As rodinhas também podem ser acrescentadas em pallets maiores, que unidos podem formar um confortável sofá, que pode receber um colchão de espuma ou grandes almofadas e ainda ter em sua lateral um espaço para um vaso de flores ou apoio para copos.

E que tal uma bela poltrona? Um pallet em cima do outro e dois unidos lateralmente para dar suporte a parte traseira são suficientes para criar uma poltrona moderna. Basta colocar duas almofadas grandes para dar o toque final.

Um painel de pallets fica perfeito para dar o toque especial na sala, inclusive servindo como suporte para TV de Led. Eles são agrupados lateralmente, até chegarem da altura e largura desejada. Coloque uma iluminação interna e suave, que pode até mesmo ser de uma cor diferente como âmbar ou azul.

São diversas ideias super criativas de decoração com pallet para você se inspirar e usar a técnica “DIY (Do it yourself)” para renovar os ambientes da sua casa. Que tal começar agora mesmo?!

Assunto:
Print Friendly and PDF

Comente este artigo

onze − nove =