DIY: coloque a mão na massa

Quer dar uma incrementada na decoração de casa, personalizar o seu cantinho e ainda se divertir? A dica é apostar no conceito “Do it yourself” ou simplesmente DIY, “Faça você mesmo”, que vem atraindo cada vez mais adeptos para a criação de peças customizadas, criativas, com aquele charme todo pessoal. Técnicas e possibilidades há de sobra. Basta soltar a imaginação!

 

Aquele objeto ou móvel sem graça, que está jogado num canto há anos, por exemplo, pode ficar superestiloso com uma técnica antiga, mas que nunca sai da moda: a decupagem. Do francês, découpage, derivado do verbo découper, recortar, consiste em cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista ou tecido.

 

Faz lembrar a infância e as aulas de educação artística, não é mesmo? Mas não se preocupe se você passa longe de ser um mestre das artes. Hoje, existe uma diversidade de material próprio para decupagem, como papéis, adesivos, tecidos adesivos e guardanapos, com os mais variados motivos – encontrados facilmente em papelarias e lojas de produtos para artesanato.

 

Dê liberdade à sua imaginação e customize caixas, vasos, bandejas, suplats, potes de mantimentos, porta-retratos e até móveis, como mesas, cômodas, bancos e cadeiras. Você só vai precisar de tesoura, cola e pincel.


Inspire-se nestas ideias:

caixa dec

Caixotes de madeira ganham estilo com aplicação de tecido com motivo de jornal.

vaso dec

Retalhos de tecidos deram charme ao vaso de cerâmica.

mesa dec

A mesinha de centro foi personalizada com encartes de filmes. Uma ótima ideia para os amantes da sétima arte.

potes dec

Rosas aplicadas em fundo de pátina provençal deu vida à antiga cadeira.

cadeira dec

Potes de vidros esbanjam graciosidade com desenhos de um guardanapo floral.

E essa é apenas uma entre tantas técnicas que você pode usar – como patchwork, mosaico, flocagem, pátina etc.

 

Para inspirar ainda mais, selecionamos dois blogs que trazem dicas sensacionais e passo a passo de decoração para deixar a casa toda linda. No “A Casa que minha Avó queria”, você vai descobrir como montar vasos de suculentas, fazer um cabideiro multiuso e até flores de tecido. Ideias bacanas também estão no “Casa de firulas”, que traz tutoriais de como redecorar diferentes cômodos da casa, como fazer cubos de papel para luzes pisca-pisca e até colorir rosas.

cabideiro

flores-de-tecido

rosaazul2

criado dec

pisca

 

 

 

 

 

Assunto:
Print Friendly and PDF

Comente este artigo

10 + 4 =