Jardim vertical nunca esteve tão em alta nos apartamentos em São Paulo! Ainda mais agora, quando, na semana passada, a prefeitura da cidade incluiu entre as possibilidades de compensação ambiental a instalação de jardins verticais e telhados verdes, como parte do Termo de Compromisso Ambiental (TCA).
A notícia é ótima, e mais bacana ainda porque os jardins verticais dão outra cara pro décor! Também conhecidos como paredes verdes, eles foram criados pelo botânico francês Patrick Blanc e funcionam como isolantes térmicos. Além disso, podem diminuir em 30% a poluição do entorno.
_______________________________________________________________________
Você pode se interessar também:
• Paredes decoradas e cheias de graça no bairro Jardins
• Descubra a diferença entre sacada e varanda!
_______________________________________________________________________
Os jardins verticais dos apartamentos em São Paulo são tão leves que podem ser instalados em qualquer parede, e alguns ainda contam com automatização da rega e fertilização. O resultado costuma ser espetacular! Confira sete técnicas de como implementar um jardim vertical na sua casa, retiradas do site Ciclovivo:
1. Blocos pré-moldados
Os blocos, de concreto fundido (contínuo) ou socado (ziguezague), podem ser instalados rente a muros impermeabilizados ou sem qualquer tipo de apoio, visto que contam com nichos para passar vigas de sustentação.
2. Técnica Wall Green
Kit modular do estilo “faça você mesmo”, com capacidade para 18 plantas. Você pode compor jardins verticais ou horizontais e fixá-los em diferentes tipos de superfícies. O vaso e o sistema de regas precisam ser adquiridos separadamente.
3. Green Wall Ceramic
Blocos cerâmicos que podem ser fixados com argamassa – o ideal é descascar a pintura da parede para melhor fixação. Requerem impermeabilização e podem ser pintados ou receber outro tipo de acabamento. Para painéis grandes, é necessário instalar um sistema profissional de irrigação por gotejamento.
4. Treliças e vasos
Basta chumbar na parede uma treliça metálica ou adaptar uma tela de alambrado e pendurar vasos meia-lua! Não se esqueça de tratar os materiais para resistir às intempéries.
5. Fibra de coco
Técnica perfeita para espaços pequenos, elaborada com material natural, que é ainda mais charmoso nos apartamentos em São Paulo! A parede escolhida deve ser impermeabilizada.
6. Técnica vasos meia-lua
Também ideal para espaços pequenos, não requer muitas regras e vai “ao gosto do freguês”. Dica: fica mais elegante com vasos do mesmo material.
7. Técnica quadro-vivo
Para ser usado dentro de casa ou dos apartamentos em São Paulo, o quadro-vivo é fixado como qualquer outro, e conta com uma estrutura vedada para evitar vazamentos e umidade. O sistema de rega pode ser computadorizado ou manual.
E aí, gostou das dicas? Agora, mãos na massa! Esperamos que nossas dicas tenham sido valiosas para você valorizar seu apartamento em São Paulo com ainda mais vigor e requinte.
Comente este artigo