Rua José Maria Lisboa: epicentro do agito, recanto de tranquilidade

Somos suspeitos para falar que o bairro dos Jardins tem ruas fascinantes, não é mesmo? Resolvemos então iniciar uma série aqui no blog para fazer uma coisa que amamos: desbravar cada pedacinho dessas vias que tanto nos encantam e focar nas características bastante peculiares de cada uma delas. Escolhemos a Rua José Maria Lisboa para estrear essa seção porque ela sintetiza perfeitamente o espírito da região, expert na arte de mesclar agito e calmaria.

A José Maria Lisboa estende-se da Avenida Brigadeiro Luís Antônio até a Rua Padre João Manoel, quando chegamos à Benjamim Abrahão, padaria tradicionalíssima no cenário gastronômico paulistano – para fechar com chave de ouro a caminhada! É interessante observar como a rua muda de ares a cada esquina e como nela convivem o frenesi da cidade grande com trechos que parecem pedacinhos do interior, com casas térreas, coloridas e charmosas cercadas de muitas árvores. É incrível a transformação que vemos dos pontos mais movimentados, como o cruzamento com a rua Pamplona ou com  a Avenida 9 de Julho, para os mais silenciosos, especialmente quando nos aproximamos da Padre João Manuel.

IMG_3339 (Medium)

Na rua José Maria Lisboa convivem o frenesi da cidade grande com trechos que parecem pedacinhos do interior, com casas térreas, coloridas e charmosas cercadas de muitas árvores.

Na rua, convivem tradicionais lanchonetes paulistanas e o comércio de bairro com grandes restaurantes e marcas que escolhem ter um endereço ou o único endereço por lá, como o Micaela, que traz toques da culinária espanhola a pratos essencialmente brasileiros. A Adcos, por exemplo, marca brasileira de dermocosméticos, também garantiu um espaço na rua.

Coincidência ou não, a rua tem a mesma pluralidade da personalidade que lhe dá o nome. Segundo o Dicionário de ruas de São Paulo, o jornalista José Maria Lisboa, português, nascido em 1838 chegou à cidade em 1856 e, além de inúmeras contribuições para o jornalismo no País, como fundação do “Diário Popular”, Lisboa teve intensa atividade social e filantrópica, sendo um dos fundadores da Beneficiência Portuguesa, do Albergue Noturno e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Falando em história, encontramos um vídeo antigo que mostra a Rua José Maria Lisboa. Confira:

 

 

 

 

 

Assunto:
Print Friendly and PDF

Comente este artigo

treze − 8 =