Soluções caseiras para problemas domésticos

Alguns problemas de casa parecem não ter solução, mas elas estão bem pertinho de você, na gaveta da sua cozinha ou na sua dispensa. Problemas que parecem gigantes, como aquela mancha de molho de tomate na roupa de mesa branca, os cheiros desagradáveis de alho e cebola quando você tem um encontro em meia hora ou ácaro que se acumula na sua roupa de lã têm soluções caseiras bem simples, veja:

Espantar formigas: com os dias de calor, as formigas insistem em fazer morada perto do seu pote de açúcar, não é mesmo? Tem um truque bem fácil para espantá-las. Prenda uma folha de louro na parte interna do recipiente, com um pedaço de fita adesiva. Como elas não suportam o cheiro do tempero, elas se afastam. Tente também nos armários e gavetas.

roupa-de-la

Dá para manter os ácaros longe das roupas de lã com sachês de capim santo espalhadas entre elas.

 

Roupas de lã sem ácaro: as roupas de lã ficam guardadas durante muito tempo no armário e é natural que, com o passar dos meses, comecem a acumular ácaros. Uma dica bem simples para preservá-las é fazer pequenos sachês recheando-os com capim santo. Basta espalhá-los pelas gavetas e prateleiras em que as roupas ficam guardadas.

alho-cebola

Lavar as mãos com açúcar e água corrente ajuda a eliminar o cheiro de cebola e alho.

Depois de refogar: cebola e alho formam uma dupla imbatível na cozinha e conferem um sabor incrível aos alimentos, mas deixam um cheiro desagradável nas mãos. Para contornar essa situação, a dica é esfregar as mãos com açúcar e, em seguida, lavá-las com água corrente. Outra solução é passar sal grosso nas mãos ainda secas e, em seguida, lavá-las normalmente.

Tirar mancha de caneta: nada mais irritante do que dar uma canetada sem querer em uma roupa da qual gostamos bastante. A sorte é que a solução é muito simples: um chumaço de algodão embebido em álcool e movimentos suaves no tecido manchado resolvem o problema.

macarrão

Se cair molho de macarrão na roupa ou na toalha, use glicerina.

Mancha de molho: a macarronada de domingo estava uma delícia, mas caiu molho sem querer naquela toalha de mesa que é seu xodó? Sem estresse! Cubra com glicerina a parte do tecido manchada. Passada uma hora, coloque o tecido de molho e depois lave com sabão em pó e água morna.

 

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

vinte − 6 =