Ideias para aproveitar a iluminação natural na sua casa

A iluminação natural faz bem para o corpo e para a alma. Muitas construções deixam a desejar em recursos que tiram o máximo proveito possível da luz existente no ambiente externo para dentro da casa e assim, economizar energia ao mesmo tempo em que cria uma proposta de espaço mais agradável para os moradores, que mesmo do aconchego do lar conseguem sentir o movimento do mundo lá fora.
Susana Requião, da Susana Requião Arquitetura, parceira da DMais Imóveis, mostra alguns projetos em que alguns recursos ajudaram a trazer mais luz natural para os espaços. O primeiro é um apartamento em que, para melhorar a iluminação natural dos ambientes e ampliá-los também, a arquiteta optou por retirar as portas das salas que dão para o terraço. O resultado é um espaço mais claro e mais amplo com as salas integradas. Susana ressalta que para realizar um projeto como esse é extremamente importante que o condomínio permita as modificações. Nenhuma transformação pode ser feita sem a análise prévia de um engenheiro calculista.
Veja as fotos do ambiente acima, em destaque, antes da transformação:

IMG_2183 (Medium) IMG_2184 (Medium)
Outro bom recurso para a iluminação natural foi aplicado nessa suíte máster de uma casa nos Jardins. Como se trata de uma cobertura, Susana conseguiu colocar duas claraboias, uma acima do boxe e outra acima da bancada. Nesse projeto, a arquiteta também conseguiu fazer o aproveitamento de matérias e colocou na claraboia uma grade antiga que era parte de um portão retirado da própria casa na ocasião da reforma. O aspecto rendado da grade se reproduz nas paredes e, devido à luz externa, proporciona um interessante desenho decorativo.

Clarabóia 01 (1) (Medium)

Na clarabóia do banheiro, foi utilizada parte de uma grade que cria um interessante efeito decorativo.

 

Banho Casal (1) (Medium)

Assunto:
Print Friendly and PDF

Comente este artigo

11 + três =