A iluminação natural faz bem para o corpo e para a alma. Muitas construções deixam a desejar em recursos que tiram o máximo proveito possível da luz existente no ambiente externo para dentro da casa e assim, economizar energia ao mesmo tempo em que cria uma proposta de espaço mais agradável para os moradores, que mesmo do aconchego do lar conseguem sentir o movimento do mundo lá fora.
Susana Requião, da Susana Requião Arquitetura, parceira da DMais Imóveis, mostra alguns projetos em que alguns recursos ajudaram a trazer mais luz natural para os espaços. O primeiro é um apartamento em que, para melhorar a iluminação natural dos ambientes e ampliá-los também, a arquiteta optou por retirar as portas das salas que dão para o terraço. O resultado é um espaço mais claro e mais amplo com as salas integradas. Susana ressalta que para realizar um projeto como esse é extremamente importante que o condomínio permita as modificações. Nenhuma transformação pode ser feita sem a análise prévia de um engenheiro calculista.
Veja as fotos do ambiente acima, em destaque, antes da transformação:
Outro bom recurso para a iluminação natural foi aplicado nessa suíte máster de uma casa nos Jardins. Como se trata de uma cobertura, Susana conseguiu colocar duas claraboias, uma acima do boxe e outra acima da bancada. Nesse projeto, a arquiteta também conseguiu fazer o aproveitamento de matérias e colocou na claraboia uma grade antiga que era parte de um portão retirado da própria casa na ocasião da reforma. O aspecto rendado da grade se reproduz nas paredes e, devido à luz externa, proporciona um interessante desenho decorativo.
Comente este artigo