Quer dar uma incrementada na decoração de casa, personalizar o seu cantinho e ainda se divertir? A dica é apostar no conceito “Do it yourself” ou simplesmente DIY, “Faça você mesmo”, que vem atraindo cada vez mais adeptos para a criação de peças customizadas, criativas, com aquele charme todo pessoal. Técnicas e possibilidades há de sobra. Basta soltar a imaginação!
Aquele objeto ou móvel sem graça, que está jogado num canto há anos, por exemplo, pode ficar superestiloso com uma técnica antiga, mas que nunca sai da moda: a decupagem. Do francês, découpage, derivado do verbo découper, recortar, consiste em cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista ou tecido.
Faz lembrar a infância e as aulas de educação artística, não é mesmo? Mas não se preocupe se você passa longe de ser um mestre das artes. Hoje, existe uma diversidade de material próprio para decupagem, como papéis, adesivos, tecidos adesivos e guardanapos, com os mais variados motivos – encontrados facilmente em papelarias e lojas de produtos para artesanato.
Dê liberdade à sua imaginação e customize caixas, vasos, bandejas, suplats, potes de mantimentos, porta-retratos e até móveis, como mesas, cômodas, bancos e cadeiras. Você só vai precisar de tesoura, cola e pincel.
Inspire-se nestas ideias:
E essa é apenas uma entre tantas técnicas que você pode usar – como patchwork, mosaico, flocagem, pátina etc.
Para inspirar ainda mais, selecionamos dois blogs que trazem dicas sensacionais e passo a passo de decoração para deixar a casa toda linda. No “A Casa que minha Avó queria”, você vai descobrir como montar vasos de suculentas, fazer um cabideiro multiuso e até flores de tecido. Ideias bacanas também estão no “Casa de firulas”, que traz tutoriais de como redecorar diferentes cômodos da casa, como fazer cubos de papel para luzes pisca-pisca e até colorir rosas.
Comente este artigo