São Silvestre: 90 anos de uma tradição

Há 90 anos, o dia 31 de dezembro é bastante animado para os paulistanos por conta de um evento que começou local, ganhou ares internacionais e leva atletas e curiosos para as ruas: a Corrida Internacional de São Silvestre, que tem na Avenida Paulista, uma das mais importantes dos Jardins, seu ponto de saída e de chegada.

A prova disputada de noite entre 1925 e 1990 foi trazida a São Paulo pelo jornalista Cásper Líbero, que havia se encantado com uma corrida noturna francesa em que os participantes carregavam tochas. As primeiras edições eram bem diferentes das que temos hoje. Na primeira largada, por exemplo, a de 31 de dezembro de 1925, 60 atletas estavam inscritos, 48 compareceram e, pelo regulamento, 37 foram classificados porque chegaram apenas três minutos depois que o primeiro colocado.

São Silvestre primeira edição_acervo Gazeta Esportiva

Primeira edição da São Silvestre, em 1925. Foto: acervo Gazeta Esportiva.

Nos primeiros anos apenas atletas paulistas participavam. Em 1941, pela primeira vez um participante mineiro, José Tibúrcio dos Santos, ganhou a prova. Em 1945, a São Silvestre ficou ainda mais competitiva com a abertura para os atletas sul-americanos. Em 1947, o uruguaio Oscar Moreira venceu a prova com um recorde e os brasileiros passaram por um período de 34 anos sem vitória.

Outra novidade na competição aconteceu em 1975, quando foi criada a prova feminina, seguindo uma tendência mundial de inclusão de mulheres no esporte. Durante 20 anos, atletas estrangeiras venceram a prova feminina até que a brasiliense Carmem Oliveira conquistou a primeira vitória para o país em 1995.

prova-feminina-carmem-oliveira_gazeta esportiva

A primeira prova feminina da São Silvestre aconteceu em 1975 e a primeira brasileira a vencê-la foi Carmem Oliveira, em 1995.

A prova  continua sendo um grande evento de fim de ano para os paulistanos que participam ou simplesmente saem às ruas para acompanhar o percurso dos atletas.  Em 2013, a corrida teve 27,5 mil inscritos. Para a edição dos 90 anos, foram abertas 30 mil inscrições. Confira as novidades no site oficial da São Silvestre.

Que as energias positivas e de superação da prova estejam conosco ao longo de todo o ano de 2015. Boa virada a todos!

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

três + cinco =