Monte uma biblioteca em casa pra chamar de sua

Pra muita gente, o melhor amigo do homem é o… livro! Se você, além de apaixonado pela leitura, ainda ama poder colecionar – e exibir! – seus preciosos exemplares, confira aqui dicas para montar uma biblioteca em casa e organizar suas obras favoritas, além de alguns cuidados de conservação para garantir que os livros durem muitas gerações!

Um cantinho só dela

Escolha um local silencioso, para garantir a paz total durante a leitura. Importante, também, que não haja incidência de luz direta sobre os livros, que pode desbotar a capa. Caso o cômodo seja muito iluminado, invista em cortinas ou persianas que protejam os exemplares durante as horas de sol forte.

Se não há um espaço exclusivo para montar uma biblioteca em casa, coloque uma prateleira ou estante em alguma parede livre num quanto ou na sala, ou recorra à criatividade: o espaço debaixo da escada, um canto livre ou corredores espaçosos podem virar mini-bibliotecas estilosas!

Biblioteca_em_casa_Fonte: Shelterness

Decoração é aconchego

Bibliotecas em casa com aquelas estantes que ocupam toda a parede são elegantes e garantem que não faltará espaço para os novos membros da coleção. Para quebrar o “peso” de uma parede repleta de itens, equilibre com móveis confortáveis, como uma bela poltrona ou chaise lounge, almofadas e mantas. A decoração deve seguir o estilo já existente, mas sempre buscando tons mais neutros e claros, visto que a disposição de muitos livros juntos costuma escurecer o ambiente.

Biblioteca_em_casa_Fonte: Freshome

 Iluminação cuidadosa

É muito importante que, durante a leitura, a iluminação seja ideal para garantir o conforto da vista.  O foco de luz deve ser direcionado ao livro, seja pela iluminação direta, por uma bela luminária ou por lâmpadas fluorescentes, leds ou incandescentes.

Biblioteca_em_casa_Fonte: My ideal home

Cada um com seu cada um

A principal função de uma biblioteca é organizar os livros, certo? Por isso, dedique um tempo a criar uma forma de dispô-los nas prateleiras. Quem possui livros de diferentes áreas, uma dica é dividir os livros por assunto e ordená-los alfabeticamente por título.  Quem tem apenas um gênero pode organizar pela ordem alfabética do sobrenome dos autores.

Na hora de dispôr os exemplares, os livros devem ficar na vertical, tanto para facilitar a busca, quanto para proteger as folhas da pressão e abafamento, que promovem mofo e arruínam o exemplar. Também garanta espaço suficiente para evitar que os livros fiquem pressionados entre si. O correto é que exemplar deslize na hora de retirá-lo e que você possa manuseá-lo segurando pela capa.

Biblioteca_em_casa_Fonte: Pinterest

Xô, sujeira!

Nem precisa dizer que poeira e outras sujeiras são prejudiciais aos livros, certo? Para mantê-las longe, limpe periodicamente as estantes e as capas dos livros com uma flanela seca – panos úmidos e materiais de limpeza estão terminantemente proibidos, pois a umidade deforma tanto a capa quanto o miolo.

Também fique atento a “sujeiras” que possam parecer estranhas. Alguns fungos podem ter a aparência de pó, e a limpeza comum não os eliminará. Em caso de dúvidas, peça ajuda a um profissional especializado em limpeza de livros.

Depois de montar uma confortável biblioteca em casa, só resta pegar um bom livro e curtir o seu cantinho especial!

Biblioteca_em_casa_Fonte: Lush Home

 

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

dezenove + dez =