Fly Lady, um sistema para organizar sua casa

Horas de trabalho, academia, aula de francês, happy hour, levar e pegar as crianças na escola…quando você se dá conta o dia passou e a casa está de cabeça para baixo, com cama por fazer, louça na pia, objetos pela sala. Foi pensando em pessoas que têm rotina puxada, pouco tempo para as atividades domésticas e amam morar num lar limpo, prático e aconchegante, que uma americana desenvolveu um método que está sendo seguido por pessoas no mundo todo: o Fly Lady.

ilustração

Não é preciso seguir à risca, mas você pode conhecer melhor e ter vários insights escolhendo o que pode fazer parte do seu dia a dia que vai facilitar a sua vida e deixar seu cantinho em ordem.

O primeiro passo é se inscrever no site oficial. O método é baseado em rotinas diurnas e noturnas. Dicas de rotinas noturnas, por exemplo, são separar a roupa que vai usar no dia seguinte, conferir os compromissos da próxima manhã, arrumar tudo o que está fora do lugar em cinco minutos, passar um creme nos pés. As rotinas sempre equilibram as tarefas mais enfadonhas dos cuidados com a casa com pequenos mimos para você, que também não podem ser deixados de lado.

Outra característica importante do Fly Lady é o livrar-se das tralhas. O método incentiva as pessoas a evitarem o acúmulo de coisas que não estão sendo utilizadas, portanto, só ocupam lugar e sujeira. A sugestão é que os donos da casa escolham os ambientes críticos e dediquem-se 15 minutos por dia a desfazer-se do que não faz mais sentido.

cozinha

Ao se livrar das tralhas, é possível se dedicar à faxina, dividindo a casa em zonas: zona 1 (varanda, entrada e sala de jantar), zona 2 (cozinha, área de serviço e quintal), zona 3 (banheiro e segundo quarto), zona 4 (quarto principal) e zona 5 (sala de estar). A proposta é trabalhar cada semana do mês em uma zona, de modo que você não precise limpar tudo de uma vez e a casa se mantenha limpa ao longo do tempo. A idéia é  aplicar os 15 minutos também na faxina e manter um fichário com as informações da casa como rotinas e menus da semana.

organização-da-casa2200

O método também tem uma fanpage, com várias dicas postadas diariamente e um Pinterest cheio de inspirações. Vale a pena dar uma olhada!

 

 

 

 

 

 

 

Assunto:
Print Friendly and PDF

Comente este artigo

3 × um =