5 dicas para ajudar o meio ambiente

Dicas que ajudam positivamente o meio ambiente!

O meio ambiente é o conjunto de tudo que existe no planeta com conceitos diferenciados entre as especializações. Para a biologia, é o meio onde se desenvolve vida de um organismo, seja ele qual for. Já para as Nações Unidas é um conjunto de ciências práticas ligadas à química, física, biologia e sociologia, capazes de influenciar os seres vivos.
O fato é que o meio ambiente nunca esteve tão ameaçado quanto no século XXI. Após o início da revolução industrial e da infinidade de descobertas científicas, o homem passou a ser um severo devastador da Terra. Poluição; desmatamento; descarte do lixo irregular; consumo exagerado de recursos; perda constante da biodiversidade e uma série de ações degradantes, são algumas das ações do homem. A boa notícia é que junto com tantos malefícios também se iniciou um profundo processo mundial de conscientização.

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante a Conferência de Estocolmo, em 1972, na Suécia, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 05 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, para chamar atenção do mundo e dos governantes sobre a urgência de medidas para prevenir e impedir a sua degradação.

Os principais centros urbanos, como São Paulo, aumentaram as comemorações para Semana do Meio Ambiente, onde de um a cinco de junho são feitos eventos culturais; seminários; workshops; debates e outras ações que acentuam a conscientização da população para a importância da data e do que ela engloba.

Anualmente, as Nações Unidas indicam um tema para a comemoração, com o objetivo de promover a interação da população com a causa. O foco mundial tem sido a preocupação com o descarte de metais pesados na natureza, altamente tóxicos. No Brasil, o turismo sustentável vem sendo o principal tema de debates.

5 dicas para contribuir para o meio ambiente

Todos podem e devem contribuir para conter os danos ambientais, mas não basta apenas plantar uma árvore e separar o lixo diariamente, é preciso ações mais efetivas e com resultados mais consistentes. Separamos cinco dicas para que todos possam contribuir positivamente para o meio ambiente:

1 – Reaproveite e recicle

Já são recicladas 95% das latinhas de alumínio, e outros materiais também vão ganhando cada vez mais espaço, como papelão e plástico. Os processos de reciclagem são extremamente positivos para incrementar a economia de uma cidade e evitar que esses e outros materiais sejam descartados na natureza.

2 – Reduza o consumo de energia elétrica e água

O desperdício de água vem causando problemas no abastecimento das cidades, já que a água doce não é tão abundante quanto parece. A poluição e a seca vêm reduzindo o número de rios em boas condições e já refletem no cotidiano da população.

A energia elétrica segue o mesmo caminho, já que a maior parte é proveniente de hidrelétricas. Uma forma de diminuir o consumo é aumentar o preço da tarifa.

A reeducação para utilização de energia e água é fundamental para evitar sua falta no futuro.

3 – Não compre animais silvestres

A venda e compra de animais silvestres é crime ambiental, sujeito à prisão e multa. E quando alguém adquire um desses animais, comercializados em feiras clandestinas, está contribuindo para o tráfico de animais. O problema é mundial e contribui ativamente para a extinção de espécies.

4 – Plante em casa

Plantar seu próprio alimento é um sonho de boa parte da população e é possível, mesmo em apartamentos pequenos. Basta um pequeno quintal, uma varanda ou área de serviço para plantar alimentos que não precisem de muita atenção e nem ocupem muito espaço.

Se for inviável, compre legumes, verduras e frutas orgânicas, que não contêm agrotóxicos e ainda valorizam o pequeno agricultor.

5 – Engaje-se

Ler e se informar sobre sustentabilidade e os problemas existentes no meio ambiente são de suma importância, mas é preciso sair da teoria e ir à prática, em busca de um mundo melhor e mais saudável.

Compartilhe ideias positivas, participe de projetos comunitários, incentive a limpeza das vias e a reeducação ambiental tão necessária para todos.

Gostou das dicas? Agora faça sua parte e compartilhe essa ideia com parentes e amigos, em prol de um meio ambiente mais saudável e rico no futuro próximo.

5 Dicas para conservar o meio ambiente

Assunto:
Print Friendly and PDF