Museu da Casa Brasileira e a arte de morar no Brasil

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira é uma ótima opção de passeio nos Jardins. Foto: Site Museu da Casa Brasileira.

Um espaço, que fica nos Jardins, guarda a arte de morar no Brasil. O Museu da Casa Brasileira é um daqueles pontos que não passam despercebidos, mas que nem sempre na correria do dia paramos para contemplar e apreciar. Ele fica bem no meio do movimento, na Avenida Faria Lima, 2075, e por ser um casarão branco e imponente, contrasta com o resto da arquitetura da região dominada por arranha-céus.

O museu foi fundado em 1970 em um espaço doado por Renata Crespi à Fundação Padre Anchieta que, em regime de comodato, o cedeu à Secretaria de Estado de Cultura que decidiu criar um museu dedicado às questões materiais da casa brasileira que hoje é referência nacional e internacional no tema.

O Museu da Casa Brasileira tem um acervo permanente de móveis e objetos utilitários recebidos em doação de diferentes pessoas e adquiridos ao longo dos anos de existência do museu. Dá para se encantar com penteadeiras antigas, oratórios vintages atualmente tão em alta, além de um coleção de prataria e louça de porcelana de dar inveja a qualquer dona de casa.

Fora o acervo permanente, que por si só já merece uma visitação, o museu conta com mostras esporádicas. Até o dia 9 de novembro é a exposição “Maneiras de Expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi”, trazendo documentos, material fotográfico e depoimentos sobre a obra da arquiteta italiana que assina o projeto de centros de exposição como o Masp e o Sesc Pompeia.

Além disso, o Museu da Casa Brasileira tem uma programação intensa de palestras, oficinas e eventos, alguns deles acontecem no imenso jardim da casa. Há também um restaurante, o Santinho, que funciona no local. Vale a pena ficar de olho na programação e nas visitas noturnas que são organizadas às quartas-feiras. Um passeio cultural e divertido!

Museu da Casa Brasileira_vista panorâmica

Várias atividades culturais acontecem no jardim do casarão onde fica o Museu da Casa Brasileira. Foto: Site Museu da Casa Brasileira.

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

um + dezessete =