MuBE, expressão arquitetônica no Jardim Europa

O MuBE – Museu Brasileiro de Escultura chama atenção pela arquitetura diferenciada no Jardim Europa. Em meio aos casarões e concessionárias da Avenida Europa, ele sugere o silêncio, com seu jardim de esculturas projetado por Burle Marx. O local também vem ganhando visibilidade devido às exposições superbadaladas do vizinho MIS – Museu da Imagem e Som. Vale a pena uma visita ao lugar, não só para visitar suas exposições ou participar das inúmeras atividades culturais que fazem parte da sua programação mensal. Uma caminhada pelo Jardim projeto por Burle Max para contemplar a arquitetura diferenciada.

área externa do MuBe -  Recontre por Nathalie Decoster

Esculturas na área externa do MuBE.

O MuBE foi construído em 1995, em um terreno acidentado na esquina da Avenida Europa com a Rua Alemanha. O projeto é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Erguido em concreto ele fica abaixo do nível da rua. A proposta para o edifício era inovadora: ser um museu sem acervo fixo, no entanto, o MuBE recebeu um conjunto significativo de esculturas, que ficam expostas nos seus espaços internos e externos. Há obras de artistas como Arcangelo Ianelli, Francisco Brennand, Ivald Granato, Nathalie Decoster, João Carlos Galvão, Sonia Ebling, Caciporé Torres, Ktcho, Yutaka Toyota, Marco Lodola, Roberto Lerner, Waldomiro de Deus e Victor Brecheret.

Cerca de 25 exposições são realizadas todos os anos no museu, todas com entrada gratuita. Até o dia 25 de janeiro os visitantes podem conferir “A Paisagem Mexicana na Plástica de Luis Nishizawa”. O museu tem uma programação intensa de cursos e peças de teatro também. Vale a pena ficar de olho. Os domingos são bastante especiais, pois é dia de recital de piano, que acontece às 15h30, e da feirinha de antiguidades, que reúne grandes antiquários de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A Feira do MuBE foi inspirada no Museu Uffizi, em Florença, Itália, que criou, após a 2ª Guerra Mundial a primeira feira de arte no interior de um museu, modelo que posteriormente foi seguido em toda a Europa. Mais uma atração maravilhosa de São Paulo fica nos Jardins. Que tal uma visita?

Feira de Antiguidades - MuBE (Museu Brasileiro da Escultura)

A feira de antiguidades acontece todos os domingos no MuBE.

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

12 − nove =