Espaço lúdico: quarto de criança

A família vai aumentar e você quer montar um cantinho cheio de personalidade e segurança para receber o bebê ou já tem filhos e está pensando em reformar ou mudar a decoração do quarto dos pequenos? Nesse post sobre quarto de criança, a nossa parceira, a arquiteta Susana Requião, da Susana Requião Arquitetura e Design, dá algumas dicas e sugestões para que o pequeno se encante e desfrute da melhor maneira o espaço dele.

Você pode escolher tons neutros ou vibrantes, mas o importante é que tudo seja muito lúdico. É essencial que o pequeno reconheça elementos que estão em seu repertório e servem de estímulo para o seu desenvolvimento. Nesse quarto, Susana optou pelos tons creme, cáqui e verde como predominantes, mas observe que não há monotonia. Ela é quebrada pelas estampas dos personagens na almofada, pelas molduras estrategicamente posicionadas e enfeitadas com bichinhos e pelas pinturas em todas as paredes.

SONY DSC

 

Note que é um quarto de bebê e talvez as mães de primeira viagem não saibam, mas é fundamental ter um assento confortável e bem iluminado em que a mãe possa se sentir bem acomodada para amamentar o bebê. A arquiteta escolheu uma aconchegante poltrona, cheia de almofadas. Outro item que não pode faltar no quarto de bebês é um espaço para trocar fraldas em que a mãe não precise ficar abaixada, prejudicando a coluna. Nesse quarto, a solução foi aproveitar a cômoda, que além de guardar as roupinhas, serve para apoiar o bebê na troca de fralda sem deixar a mãe em posição desconfortável.

SONY DSC

SONY DSC

Susana também cuidou da decoração dessa ONG para crianças. Muitas dessas ideias podem ser transportadas para casas e apartamentos também, como os pufes coloridos, os móveis do tamanho dos pequenos para que eles se sintam à vontade no espaço, caixas organizadoras para brinquedos e o tapete de borracha, para que eles possam brincar no chão à vontade. Aqui, as crianças são livres para expressar a criatividade em uma parede. Em outra, um trabalho feito em papel por elas faz às vezes de quadro. Isso é importante para que ela se sinta parte do espaço. Com certeza seus filhotes vão amar. Que tal testar?

IMG_6612 (Medium)

ProjetoEspacoEscuta_02 (Medium)

ProjetoEspacoEscuta_03 (Medium)

ProjetoEspacoEscuta_05 (Medium)

Print Friendly and PDF

Comente este artigo