Descubra a diferença entre sacada e varanda!

Nos anúncios de imóveis no bairro Jardins há sempre referências a sacadas e varandas, que fazem parte dos atrativos do local divulgado. Porém, nem sempre o comprador sabe com clareza a diferença entre elas, e ainda inclui nessa confusão o terraço e até a nova varanda gourmet. E também, muitas vezes, alguns corretores menos atentos até sabem o que cada um significa, mas acabam dando informações equivocadas para o futuro comprador. É fundamental que todos possam saber essa diferença entre sacada e varanda para não haver equívocos e o cliente fazer suas escolhas com consciência e clareza.

_______________________________________________________________________

Você pode se interessar também:

7 estilos de jardim vertical nos apartamentos em São Paulo

Como organizar o guarda roupa do seu apartamento no Jardins

_______________________________________________________________________

Qual a diferença entre sacada e varanda?

Sacada

Sim, existem diferenças entre sacada e varanda, que são bem fáceis de identificar. Uma sacada também é conhecida como balcão e é uma extensão do imóvel. Ela dá sequência a quartos e salas, através de portas e janelas, saltando para a área externa.

A sacada proporciona um efeito tridimensional ao imóvel e é usada, no geral, em apartamentos. Mas há muitas casas antigas que utilizam o artifício arquitetônico do balcão saindo de portas e janelas de quartos.

Sacada da “Casa de Julieta” (Romeu e Julieta – Shakespeare) em Verona na Itália

Como as sacadas são pequenas, pode não haver espaço para inclusão de mobiliário, mas ela também pode ser utilizada para um jardim vertical já que o local possui boa incidência de luz solar. A sacada ficou mundialmente famosa na literatura, no primeiro diálogo entre Romeu e Julieta. Nele, Romeu sobe numa árvore para conversar com sua amada Julieta que está no balcão de seu quarto. Já a varanda se caracteriza por também ser uma sequência externa do imóvel, mas é considerada mais um cômodo pelo seu tamanho e importância.

Ela é usada em apartamentos e casas, principalmente no bairro Jardins, geralmente na frente, ou ligada a mais de um cômodo como sala e quarto. É cercada por muretas de alvenaria ou concreto que vão até a região da cintura de um adulto, ou mesmo de grades e vidros. O importante é que não haja impedimento para uma visão externa ampla e exista uma proteção para quem quer apreciá-la.

Varanda

As varandas podem ser especialmente decoradas para ser um ambiente descontraído entre familiares e amigos, com mobiliário de cadeiras e mesas. De acordo com o tamanho da varanda, é possível até mesmo o acréscimo de sofás e bares. Já as espreguiçadeiras e redes também são bem-vindas para momentos mais intimistas.

Com uma infraestrutura de cozinha, as varandas gourmet estão na moda e sendo incluídas em muitas plantas de imóveis novos no bairro Jardins. A estrutura física é a mesma de uma varanda, mas é incluído churrasqueira, pia e eletrodomésticos embutidos para encontros culinários.

Outras extensões do imóvel

Terraço

O terraço também já foi visto como uma varanda, mas ele também possui uma definição bem diferente. Localizada na parte de cima do imóvel, sua estrutura é mais ampla: pode acompanhar toda a dimensão da casa ou do apartamento, ou mesmo de algum cômodo.

Além disso, os terraços podem ser parcialmente cobertos e incluir uma churrasqueira com pequena cozinha. Alguns cabem até piscina, mas é necessário verificar a estrutura do imóvel com um engenheiro para saber sua viabilidade.

Terraços também podem receber mobiliários como nas varandas, inclusive eletrodomésticos como geladeira e fogão para facilitar os momentos festivos. Os jardins também são bem-vindos e podem receber vasos mais robustos.

Como escolher entre sacada, varanda ou terraço?

Para escolher qual dessas opções é mais interessante para o seu imóvel no bairro Jardins, é importante verificar algumas questões pontuais como tamanho, quantidade de cômodos, quantas pessoas irão morar no local e qual dessas estruturas atenderia melhor as necessidades dos moradores.

Quem passa a maior parte do tempo fora de casa não precisa de grandes espaços e pode escolher, com tranquilidade, imóveis com sacada ou uma varanda pequena. Já casais com filhos, precisam de conforto e espaço, sendo as varandas grandes e os terraços as melhores opções. Mas é crucial que haja segurança nesses ambientes, para não haver acidentes com as crianças e animais de estimação. Já para os que amam receber amigos, as varandas gourmet são as escolhas ideais.

Agora que você já sabe a diferença entre sacada e varanda, que tal procurar o seu imóvel ideal no bairro Jardins com a gente?!

Print Friendly and PDF

Comente este artigo

19 − 19 =